quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Gestão de Armazéns

A armazenagem é constituída por um conjunto de funções de recepção,descarga,carregamento,arrumação e conservação de matérias-primas,produtos acabados ou semi-acabados. Uma vez que este processo envolve mercadorias,este apenas produz resultados quando é realizada uma operação,nas existências em trânsito,com o objetivo de lhes acrescentar valor.Pode-se definir a missão da armazenagem como o compromisso entre os custos e a melhor solução para as empresas. Na prática isto só é possível se tiver em conta todos os fatores que influenciam os custos de armazenagem,bem como a importância relativa dos mesmos.
Importância
De forma a ir ao encontro das necessidades das empresas, e uma vez que os materiais têm tempos mortos ao longo do processo,estes necessitam de uma armazenagem racional e devem obedecer a algumas exigências.

Quantidade: a suficiente para a produção planejada;
Qualidade: a recomendada ou pré-definida como conveniente no momento da sua utilização;
Oportunidade: a disponibilidade no local e momento desejado;
Preço: o mais económico possível dentro dos parâmetros mencionados.
Vantagens
A armazenagem quando efetuada de uma forma racional poderá trazer inúmeros benefícios os quais se traduzem directamente em reduções de custos.Se não vejamos:

Redução de risco de acidente e consequente aumento da segurança;
Satisfação e aumento da motivação dos trabalhadores;
Incremento na produção e maior utilização da tecnologia;
Melhor aproveitamento do espaço;
Redução dos custos de movimentações bem como das existências;
Facilidade na fiscalização do processo e consequente diminuição de erros;
Redução de perdas e inutilidades;
Versatilidade perante novas condições
Desvantagens
Algumas desvantagens da armazenagem são:

Os materiais armazenados estão sujeitos a capitais os quais se traduzem em juros a pagar;
A armazenagem requer a ocupação de recintos próprios ou o aluguel que se traduz em rendas;
A armazenagem requer serviços administrativos;
A mercadoria armazenada têm prazos de validade que têm de ser respeitados;
Um armazém de grandes dimensões implica elevados custos de movimentações.
Fatores que afetam a armazenagem
Na armazenagem pode-se considerar que intervém uma série de variáveis,as quais se denominam “fatores”.Estes possuem uma influência específica para cada caso e têm um papel preponderante na realização de uma boa armazenagem:

O material

O material é destacado como o principal ítem da armazenagem.Este pode ser diferenciado pela sua utilização, consumo, e apresentação, bem como outras características especiais que podem ser determinantes nas medidas a adaptar,devendo-se por isso classificar os materiais tendo em conta diversos itens.
A esperaA espera é destacada como grande impulsionadora da armazenagem. Esta traduz-se na antecipação com que os materiais devem ser colocados na empresa à espera de serem utilizados no processo.
A existênciaA existência traduz-se na acumulação ou reunião de materiais em situação de espera.Este conceito também se pode estender à quantidade de cada material em espera num armazém.
O tráfegoO tráfego está incutido no processo de armazenagem,pois este envolve a reunião de homens, máquinas e principalmente dos materiais. O tráfego contém geralmente operações com:
desacomodação
carregamento
movimentações internas do local
movimentações externas do local
descarregamento
colocações
Custos
Na armazenagem os custos envolvidos são geralmente fixos e indiretos,percebendo-se desde logo a dificuldade da gestão das operações e principalmente o impacto dos custos.Por outro lado,a alta parcela dos custos fixos na armazenagem potencia a que os custos sejam proporcionais à capacidade existente no armazém,isto é,independentemente deste estar vazio ou cheio, os custos continuarão os mesmos uma vez que o espaço, os trabalhadores,os equipamentos e outros investimentos continuam a existir.Na análise de custos deve-se começar pela identificação dos itens responsáveis, que podem ser equipamentos, alugueres de armazém e outros, e prosseguir com o cálculo dos mesmos.
Armazenagem em função das prioridadesNão existe nenhuma norma que regule o modo como os materiais devem estar dispostos no armazém,porém essa decisão depende de vários fatores:
Armazenagem por agrupamentoEsta espécie de armazenagem facilita a arrumação e busca de materiais, podendo prejudicar o aprovisionamento do espaço.É o caso dos moldes,peças, lotes de aprovisionamento aos quais se atribui um número que por sua vez pertence a um grupo,identificando-os com a divisão da estante respectiva.
Armazenagem por tamanho, peso e característica do material
Neste critério o talão de saída deve conter a informação relativa ao sector do armazém onde o material se encontra. Este critério permite um melhor aprovisionamento do espaço,mas exige um controlo rigoroso de todas as movimentações.
Armazenagem por frequência
O controle através da ficha técnica permite determinar o local onde o material deverá ser colocado, consoante a frequência com que este é movimentado.A ficha técnica também consegue verificar o tamanho das estantes,de modo a racionalizar o aproveitamento do espaço.
Armazenagem com separação entre lote de reserva e lote diário
Esta armazenagem é constituída por um segundo armazém de pequenos lotes o qual se destina a cobrir as necessidades do dia-a-dia. Este armazém de movimento possui uma variada gama de materiais.
Armazenagem por setores de montagemNeste tipo de armazenagem as peças de série são englobadas num só grupo, de forma a constituir uma base de uma produção por família de peças. Este critério conduz à organização das peças por prioridades dentro de cada grupo (Krippendorff, 1972, p. 111).
A mecanização dos processos de armazenagem fará com que o critério do percurso mais breve e de menor frequência seja implementado na elaboração de novas técnicas de armazenagem.
Tipos de armazenagemArmazenagem temporária
Aqui podem ser criadas armações corridas de modo a conseguir uma arrumação fácil do material,colocação de estrados para uma armazenagem direta,pranchas entre outros.Aqui a força da gravidade joga a favor.
Armazenagem permanente
É um processo predefinido num local destinado ao depósito de matérias.O fluxo de material determina:
A disposição do armazém - critério de armazenagem;
A técnica de armazenagem - espaço físico no armazém;
Os acessórios do armazém;
A organização da armazenagem.
Armazenagem interior/exterior
A armazenagem ao ar livre representa uma clara vantagem a nível económico,sendo esta muito utilizada para material de ferragens e essencialmente material pesado.
Movimentação na armazenagem
A movimentação é um factor de extrema importância na armazenagem, da qual se destaca:
Ponte móvel ou ponte rolante sobre o armazém
Na ponte móvel o material é colhido verticalmente, o que ajuda nos acessos.É o caso do material metálico, que implica uma armazenagem de curta distância.
Armazém munido de guindaste em rodas
Para o guindaste em rodas já são precisos acessos de maior dimensão, pois este guindaste não possui um grande alcance. O guindaste têm de estar bem firme,ao passo que o material necessita de carris ou pranchas para ser movimentado.
Movimentação por empilhadeira ao ar livre
Para a utilização da empilhadeira ao ar livre são necessários bons acessos.O material têm de ser previamente colocado em estrados, visto que o empilhador não tem ajuda.O solo deve ser firme e consistente.
Armazenagem em função dos materiais
A armazenagem deve ter em conta a natureza dos materiais de modo a obter-se uma disposição racional do armazém, sendo importante classificá-los:
Material diversoO principal objetivo é agregar o material em unidades de transporte e armazenagem tão grandes quanto possíveis,de modo a preencher o veiculo por completo.
Material a granelA armazenagem deste material deve ocorrer nas imediações do local de utilização, pois o transporte deste tipo de material é dispendioso. Para grandes quantidades deste material a armazenagem faz-se em silos ou reservatórios de grandes dimensões.Para quantidades menores utilizam-se bidões,latas e caixas.
LíquidosNos líquidos aplica-se a mesma lógica do material a granel. Estes têm a vantagem de poderem ser diretamente conduzidos do local de armazenagem para a fábrica através de dutos.
GasesOs gases obedecem a medidas especiais de precaução,uma vez que tornam-se perigosos ao estarem sujeitos a altas pressões e serem inflamáveis.Por sua vez a armazenagem de garrafas de gás está sujeita a regras específicas e as unidades de transporte são por norma de grandes dimensões

Nenhum comentário:

Postar um comentário